Como fazer a gestão do seu orçamento

Uma boa gestão financeira garante que suas prioridades e metas estejam alinhados com a administração de seus recursos

Sabemos que o orçamento é uma ferramenta importante para se planejar financeiramente. Mas, para usá-lo da melhor forma, é preciso entender como usar as informações que o seu orçamento te dá para economizar dinheiro e maximizar a sua renda. 

O ideal é que você ganhe mais do que gasta 

Ao iniciar o seu orçamento, ele pode ser neutro (quando você gasta o quanto você ganha, sem sobra de dinheiro), deficitário (quando você gasta mais do que você ganha) ou superavitário (quando você ganha mais do que gasta e fica com reserva de dinheiro no final do mês). 

O objetivo da gestão financeira é que seu orçamento se torne superavitário ou seja, que as suas despesas sejam menores que a sua rentabilidade. 

Uma vez que seu orçamento se torna superavitário, o que fazer com a quantia que sobra? 

O ideal é que você poupe! Antes mesmo de pagar as suas contas você deve separar uma quantia, que deve ser direcionada para sua poupança. 

Uma dica para poupar dinheiro é autorizar o seu banco a fazer aplicações automáticas em datas pré-determinadas. Isso evita que você gaste os recursos que sobram ao longo do mês, ao invés de manter uma reserva extra de dinheiro. 

Além de te ajudar em caso de emergência, esses recursos também podem ser voltados para sua aposentadoria ou para a realização de um sonho meta longo prazo. 

Lembre-se: o orçamento é a primeira etapa de uma boa gestão. Para que seus objetivos financeiros sejam cumpridos, também é necessário que você tenha controle, planejamento e disciplina ao gastar o seu dinheiro.