O açúcar é um componente bastante utilizado no dia a dia das pessoas. Em geral, principalmente no Brasil, o mais utilizado é o refinado, aquele branco. Contudo, ele é também o menos recomendado pelos nutricionistas exatamente por fazer mal à saúde se consumido em excesso.
Para produzir este tipo de açúcar, os fabricantes adicionam aditivos químicos que deixam ele com essa coloração branca, até enxofre é utilizado. Nesse processo ele acaba perdendo também as vitaminas e minerais, por isso não é a escolha mais saudável.
No mercado existe uma grande variedade de açúcares. Além do refinado, existe o light, o demerara, o mascavo, o cristal, o orgânico, o açúcar de frutose (feito a partir de frutas, e não da cana), o melado de cana e os adoçantes a base de stévia (adoçante natural feito da folha de stévia).
O açúcar cristal está praticamente no mesmo patamar que o refinado, ambos perdem mais de 90% das vitaminas no processo de produção. Contudo, o refinamento ainda é mais agressivo, sendo assim, o cristal tem um pouco mais de vitaminas.
E para quem pensa que o light pode ser mais saudável, se engana. Ele é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. A única diferença é a quantidade de calorias, porém, ele também não tem nutrientes.
Para os diabéticos, costuma-se recomendar aqueles que têm menor teor de sacarose, como os naturais a base de stévia ou até mesmo o próprio light. Contudo, os nutricionistas alertam: pessoas diabéticas não podem consumir mais 10% de sacarose das calorias ingeridas durante o dia.
Se for considerar os mais saudáveis, o demerara é um deles, porque não passa pelo processo de refinamento e nem recebe aditivo químico. O mascavo também é considerado mais saudável, ele possui cálcio, ferro e sais minerais.
Para quem tem gosta de bastante doce, pode experimentar o melado de cana, ele é líquido e adoça bastante. Além disso, é rico em em ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre. Já a característica principal do açúcar orgânico é que ele é feito de uma cana sem agrotóxicos e não recebe nenhum aditivo químico.
Há pessoas que devem levar em consideração o índice glicêmico na hora de escolher o melhor açúcar. Neste caso, o açúcar de coco e de milho têm baixo teor glicêmico, em contrapartida, alto valor nutricional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o consumo máximo de açúcar por dia não deve ultrapassar 25 gramas, o equivalente a cerca de 6 colheres de chá. Para isso, leve em consideração o açúcar presente em todos os alimentos que você consome durante o dia, industrializados ou não.
Se você deseja substituir o açúcar na sua dieta, consulte o seu nutricionista que irá recomendar o melhor baseado na sua rotina diária, levando em consideração o paladar e a recomendação nutricional.