Empréstimo por hipoteca: vale a pena?

Quando você pensa em hipoteca, a primeira ideia que lhe vem à mente – provocando uma boa dose de medo – é a de submeter o seu patrimônio a um enorme risco? Pois saiba que, na prática, esse tipo de operação financeira não é tão ruim assim. Em outros países, como nos Estados Unidos, ela é muito comum. Por aqui, no entanto, é bem pouco conhecida.

O conceito é simples: hipoteca é uma forma de obter um empréstimo, pagando parcelas a longo prazo, com taxas mais baixas, dando como garantia ao banco o seu imóvel. “Para a instituição financeira, o imóvel representa menor risco de não receber o dinheiro que está emprestando de volta. E se o risco baixa, a taxa de juros automaticamente cai”, explica Humberto Veiga, doutor em economia, advogado e autor do livro “Case com seu banco com separação de bens”.

Segundo a economista e conselheira do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, Simone Magalhães, a hipoteca é uma boa opção quando você possui um endividamento alto e com taxas elevadas. “Ela permite que você consiga uma prestação bem mais baixa, diluída em muitos anos, com uma taxa que costuma variar de 20 a 24% ao ano”, explica. Esse tipo de empréstimo é uma alternativa também para quem precisa fazer um financiamento e não consegue captar recursos dos bancos.

No entanto, é preciso ter cautela ao optar por essa operação. “Os riscos são maiores do que os dos empréstimos comuns. Afinal, se o devedor não pagar em dia as suas prestações, além de ter seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, ele poderá perder o seu imóvel, que vai a leilão”, afirma Magalhães.

Por isso, vale contar com o recurso da hipoteca apenas se tiver certeza de que poderá arcar com as parcelas contraídas. “Quem teve disciplina de guardar dinheiro para comprar um imóvel dificilmente não teria a mesma disciplina para pagar um empréstimo. De qualquer forma, é imprescindível fazer as contas para ter certeza de que a parcela cabe no seu orçamento”, completa Magalhães.

Tags: casa Dívidas e Financiamentos hipoteca imóveis

Veja mais