Endividamento de risco x superendividamento

Banco Central considera que, se não forem tomadas medidas de prevenção ou de correção, o endividamento de risco pode evoluir para um quadro de superendividamento

Endividamento de risco e superendividamento são dois conceitos utilizados para entender o processo de indivíduos e famílias que encontram dificuldades para saldar suas dívidas. São parecidos e, a princípio, podem parecer iguais, mas existem algumas diferenças.

No superendividamento, pessoas e famílias encontram-se em dificuldades econômicas a ponto de comprometer seu o padrão de vida de maneira séria e duradoura.

Uma das diferenças quanto ao endividamento de risco é que não é necessário haver inadimplência (quando ocorre a suspensão do pagamento das dívidas). O alto comprometimento da renda do devedor com a dívida, com efeitos prejudiciais na sua qualidade de vida, já caracteriza o fenômeno.

Outra questão é que para que um endividado seja considerado em estado de superendividamento, é necessário que o prejuízo causado pela dívida seja duradouro, quando o devedor tem que fazer escolhas de consumo para adaptação a um novo estilo de vida. Por exemplo, quando uma pessoa tem que trocar o carro por transporte público ou a mensalidade da escola particular dos filhos pelo sistema público.

Dicas para não fazer dívidas

O Banco Central ressalta que não entrar em processo de superendividamento é geralmente mais fácil do que sair dele. Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas:

  • Não gaste mais do que ganha;
  • Crie o hábito de poupar dinheiro e salve uma quantia especificamente para imprevistos;
  • Anote as entradas e saídas de dinheiro;
  • Faça uma classificação dos seus gastos, elimine os inúteis e mantenha os supérfluos sob controle;
  • Se precisar usar o cartão de crédito, faça isso de maneira consciente: mantenha sempre a fatura em dia, pagando o seu valor integral;
  • Evite o uso do cheque especial: ele é uma forma de crédito pré-aprovado com altas taxas de juros. Não pode ser considerado fonte de renda.