O que é crédito? Quais são seus tipos?

Entender as modalidades e características do uso de crédito é importante para não acabar se endividando ao fazer suas compras

O crédito é uma fonte de recursos cedidos por terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito, etc.), para antecipação de dinheiro direcionado para compra e contratação de bens e serviços.  

Existem diversas modalidades de crédito, como, por exemplo, o cartão de crédito, limite de cheque especial, empréstimos, financiamentos imobiliários e de veículos, compra a prazo, entre outros. 

Para aproveitar as vantagens do uso de crédito sem contrair dívidas, é importante entender as características específicas de cada modalidade.  

Cartão de crédito 

É uma forma de pagamento com limite pré-definido para ser usado ao adquirir compras e serviços, nos estabelecimentos que aceitam a bandeira do cartão utilizado. O consumidor, então, tem que pagar os valores gastos até o dia do vencimento da fatura. Esses valores incluem não somente o que foi gasto naquele mês, mas também as compras parceladas de outros períodos. 

Se o usuário não paga as faturas, a princípio, o cartão tem o seu limite diminuído pelo emissor. Se ele continua inadimplente, o cartão é cancelado e o titular do cartão é incluído no cadastro de devedores. 

Cheque especial 

O cheque especial é uma linha de crédito disponibilizada pelo pelo banco na abertura da conta corrente, mesmo sem solicitação do correntista. ele funciona como uma espécie de empréstimo: quando o titular da conta utilize todo o saldo restante na sua conta bancária disponibilizado um valor pré-aprovado, que será cobrado, com adicional de juros. 

Empréstimos 

Um empréstimo é uma forma de  acordo feito entre o banco e o cliente, em que o consumidor pega um valor emprestado que é determinado pelo banco. Esse valor deve ser pago em parcelas pré-definidas que são acrescidas de juros. 

Financiamentos 

Quando uma pessoa compra um imóvel ou um carro, ela pode escolher por um financiamento como a forma de pagamento. Nessa modalidade os bancos pagam o valor total do item ao vendedor, e o comprador paga o valor em parcelas ao banco, com acréscimo de juros. 

Compra a prazo 

Quando o consumidor opta por uma compra a prazo, o valor do produto ou serviço é dividido em parcelas, que o comprador deve pagar a loja, com acréscimo de juros, que aumentam o valor em relação a compra à vista.