Cuide de sua saúde aproveitando os recursos da sua cidade

Para manter a saúde em dia, não é realmente necessário gastar

Alta de estímulos, de tempo, preguiça, indisciplina. Muitos são os motivos apontados por quem não se alimenta corretamente e foge de atividades físicas. O impacto que esse estilo de vida tem sobre a saúde é devastador. É questão de tempo até surgirem doenças como hipertensão, obesidade, cardiopatias, problemas para dormir, arritmias cardíacas, e tantas outras.

Se a desculpa para não adotar bons hábitos também é o orçamento apertado, a dica é apelar para a criatividade.

Um bom exemplo de atividade física gratuita são os parques. Esses espaços geralmente oferecem equipamentos para a prática de atividades de fortalecimento e alongamento, além de aulas específicas, ministradas por educadores físicos contratados pela prefeitura, ou mesmo por entidades assistenciais. Normalmente, há grupos de caminhada ou corrida, aulas de ginástica ou dança.

Se na sua cidade ainda não há nenhuma atividade desse tipo, junte um grupo de amigos ou familiares e treinem juntos. Vocês podem caminhar, pedalar, jogar basquete ou futebol... A modalidade não importa! A única regra, para dar certo, é que vocês estabeleçam dias e horários para os encontros. A vantagem de se exercitar com mais gente é que, muitas vezes, vencemos a preguiça estimulados pelos outros. Por isso, a estratégia geralmente funciona bem, nos ajudando a persistir.

Pequenas mudanças, grandes resultados

Mesmo os que reclamam da agenda apertada e da falta de tempo podem e devem tirar proveito dos benefícios de se exercitar diariamente.