Energia solar é um bom investimento para reduzir despesas?

Conheça os benefícios das placas fotovoltaicas

 

Que o Brasil, há tempos, vem passando por sequenciais temporadas de crise hídrica, já não é novidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela MapBiomas, a nação perdeu 15,7% de sua superfície de água nos últimos 30 anos.

Em termos comparativos, no ano de 1991, a área hídrica brasileira era de aproximadamente 20 milhões de hectares. Em 2020, essa área foi reduzida para cerca de 16,6 milhões.

No cenário da estiagem, a energia produzida pelas hidrelétricas é menor, ocasionando a elevação do preço da energia para o consumidor final. 

Em contrapartida, o mercado brasileiro de placas fotovoltaicas está em pleno crescimento, o que barateia a produção das placas e facilita o acesso dos consumidores.

Confira os benefícios de migrar para o mercado da energia solar.

Economia a longo prazo

Para contornar os altos preços da conta de energia é necessário realizar um investimento.

Em entrevista para a plataforma Olhar Digital, o gerente solar off grid da Intelbras, Guilherme Costa, informa que investir em placas fotovoltaicas traz retorno financeiro em menos de 1/5 do período de garantia do produto.

Estima-se que as placas fotovoltaicas compensam financeiramente em no máximo 5 anos e possuem durabilidade garantida de 25 anos, desde que as devidas manutenções sejam feitas.

Fonte de energia sustentável

Além da economia trazida pelas placas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante, renovável e sustentável.