Entenda como sua conduta determina suas escolhas financeiras

A avaliação pessoal pode mudar sua vida financeira

O autoconhecimento é a fonte mais sábia para avaliar e melhorar a própria rotina.

Nas finanças, não é diferente.

O modo como lidamos e administramos o dinheiro pode determinar nossa saúde financeira.

Para Pedro Slanek Filho, especialista do Ministério da Educação e professor da Universidade Federal do Paraná, a administração financeira está totalmente ligada ao modo como o pensamento interfere na rotina financeira:

“O pensamento financeiro está em várias atividades do nosso dia a dia. Podemos citar como exemplo as atividades básicas que realizamos como a compra mensal de mantimentos no supermercado ou aquelas decisões que envolvem um grande volume de dinheiro, como a compra da casa própria. Nestas duas situações você terá que controlar seus recursos para realizar bons negócios, ou seja, precisa avaliar, pesquisar e realizar controles para gerir bem o seu dinheiro.” destaca o professor em seu módulo educacional à distância.

De acordo com a premissa detalhada pelo especialista em seu curso ministrado em formato de Educação à Distância (EAD), a visão financeira é uma vertente correlata ao sucesso e determina como o dinheiro será administrado e se ele vai render.

Como em todo processo organizacional, a conduta financeira depende de planejamento.

Obviamente, quando o assunto é o controle financeiro, quem determina essa organização é o orçamento.

Montado corretamente e respeitado em suas limitações, o orçamento mensal pode ser o maior guia de conduta financeira que se pode obter já que, afinal, ele é o conteúdo mais relevante das finanças pessoais, quando elaborado com honestidade e proficiência, conforme relata o Prof. Pedro Slanek Filho:

“Um ponto relevante é que um orçamento deve ser realista e equilibrado. Na hora do preenchimento os valores devem aproximar ao máximo da realidade. Caso a diferença seja muito alta, entre aquilo que foi gasto e o valor orçado, quer dizer que o orçamento foi mal elaborado.”

Administração Financeira, 2019, Slanek Filho, Pedro.

O desafio da conduta, então, é muito mais do que o controle momentâneo: parte de todo um estudo específico e bem dimensionado sobre as finanças pessoais e é o primeiro passo para guiar condutas.

Tags: conduta financeira escolhas financeiras