Mindset financeiro: Aprenda a controlar sua mente

A obra Psicologia Financeira pode mudar seu pensamento sobre dinheiro

A psicologia é fundamental para a vida financeira.” destacou Morgan Housel, redefinindo padrões de segurança monetária e investimentos ao lançar um dos livros mais aclamados sobre finanças da atualidade.

A obra Psicologia Financeira, escrita pelo colunista do The Wall Stree Journal e The Motley Fool, Morgan Housel, ressalta a importância do mindset – predisposição psicológica que cada pessoa tem para determinados pensamentos e padrões de comportamento – como um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso nas finanças.

Atribuindo o sucesso de muitos investidores bem sucedidos ao mindset financeiro, Morgan Housel sugere que o alinhamento de ideias é imprescindível para o sucesso.

De acordo com as ideologias da obra, as pessoas são diferentes e comparar-se não é efetivo ou recomendável, devendo a pessoa que quer progredir financeiramente se inspirar em outras com os mesmos objetivos, ao invés de querer os mesmos resultados com condutas totalmente diferentes.

Para Housel, insucessos financeiros eventuais são totalmente aceitáveis e esperados no processo de mindset financeiro.

Para justificar seu argumento, o autor usa como exemplo o aclamado investidor Warren Buffet, que já divulgou publicamente ter trabalhado entre 400 e 500 projetos e tirado rentabilidade real de apenas 10 deles.

O mindset é, portanto, um estilo de perfil psicológico e não garantia de sucessos: programar pensamentos que estão de acordo com os objetivos e não desistir frente às tentativas decepcionantes é o foco central da ideologia.

Outro ponto muito bem recebido foi o contexto de que as emoções afetam diretamente o sucesso financeiro.

Para Housel, pessoas com mindset financeiro adequado planejam seus passos financeiros de forma a escalonar suas emoções: se você ama alguém, dará a esta pessoa tudo o que ela precisa, no entanto, sanar as necessidades está totalmente ligado a entender o momento financeiro.

Portanto, a emoção só assume uma parte do mindset financeiro: o desejo por fazer.

Entretanto, de nenhuma forma a emoção influencia quantias que não podem ser desprendidas.

De forma gradual, a obra Psicologia nas Finanças aborda a política de pensamentos de modo a impactar o leitor com embasamento e leitura de simples compreensão.

A ideia que fica é: programe sua mente para o sucesso financeiro.

Tags: controle financeiro psicologia financeira

Veja mais