Organize sua despensa e economize mais

Itens em ordem evitam compras desnecessárias

No corre-corre diário, nem sempre é fácil colocar cada coisa da despensa no seu devido lugar. Mas, com a bagunça, alguns alimentos acabam ficando escondidos e, quando você se lembra deles, é tarde demais: já passou o prazo de validade. Para evitar perdas e desperdícios, a melhor solução é aprender a organizar o armário da cozinha e mantê-lo sempre em ordem.

Veja como é simples:

Dica 1:

Separe os produtos em categorias: massas, farináceos, misturas prontas, doces, grãos, condimentos e latarias em geral. À parte, separe os produtos de limpeza.

Dica 2:

Cuidado ao guardar alimentos mais pesados: é comum as pessoas armazenarem esses produtos na prateleira superior do armário e, na hora de retirar outro alimento do fundo acabam derrubando enlatados e potes de vidro. Esses produtos devem ficar na parte mais baixa da despensa ou do armário.

Dica 3:

Fique de olho nos detalhes: apesar da organização, você pode perder alimentos se não prestar atenção em pormenores importantes: coloque os itens com data de validade mais próxima na frente do armário, sempre respeitando a organização. É importante evitar que os alimentos sofram mudanças de temperatura. Por isso, não os coloque próximos do fogão, forno ou em locais com radiação solar. E também não deixe alimentos embaixo da pia. O lugar é úmido e favorece a proliferação de fungos.

Dica 6:

Higiene é fundamental: prateleiras, embalagens e recipientes limpos e higienizados ajudam não apenas a preservar os alimentos, mas também a saúde.