Revise suas contas de consumo para poupar mais

Observando os gastos, você descobrirá onde pode poupar mais

Colocar as contas de água e luz em débito automático é prático e seguro: evita esquecimentos, atrasos e, consequentemente, multas e até a suspensão do serviço. Mas não é porque as contas estão em débito que elas devem ser esquecidas na gaveta. É importante conferi-las mensalmente, para checar se o banco fez o pagamento corretamente e, também, para acompanhar a variação de consumo e valores entre um mês e outro.

É importante saber o valor médio de consumo mensal. Se, eventualmente, você perceber que o valor gasto no mês é superior à média, busque saber o motivo do aumento. Variações na conta podem ajudá-lo a detectar pequenos vazamentos, por exemplo.

Em geral, as pessoas não se importam com pequenas variações de preço. Mas são esses poucos reais que, somados, podem desequilibrar o orçamento – ou garantir uma pizza extra no final do mês. Pequenos valores, somados, transformam-se em um montante que poderia ser usado para aproveitar no lazer.

O consumidor deve ficar atento ao consumo em todas as áreas: contas de água, luz, telefone e despesa de mercado devem ser mensalmente computadas para uma boa organização financeira.