3 documentários para entender melhor sobre o consumismo

Aprenda mais sobre o tema

Tópico cada vez mais comum, o consumismo tem ganhado mais foco pelas consequências que provoca no orçamento das pessoas e no planeta.

Nesse meio tempo, a prática de minimizar bens de consumo e otimizar condutas vem crescendo e levantando questões sobre como e porquê gastamos o dinheiro e se estes gastos levam saúde física, emocional e financeira a quem pratica.

Por definição, o consumismo significa o ato de comprar em demasia, sendo a prática, atualmente, associada a patologias como a Síndrome de Diógenes, popularmente conhecida como distúrbio de acumulação.

O assunto é de importante avaliação para quem quer progredir financeiramente e estudo fundamental das práticas de educação financeira.

Por isso, trouxemos sugestões de três documentários sobre o tema para que você conheça mais hábitos que rodeiam a prática, entenda melhor e avalie suas próprias condutas de consumo:

1. Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes

O documentário explora o consumismo nos dias atuais, mostrando caminhos para viver com mais satisfação e liberdade financeira.

Disponível na Netflix.

 

2. O custo verdadeiro

O documentário questiona as altas diferenças de preços de roupas fabricadas pelos mesmos tecidos e expõe condições sub humanas de trabalho na indústria têxtil e de confecções.

Relaciona o consumismo à necessidade de marcas.

Disponível na Netflix

 

3. A história das coisas

Baseado no aclamado livro da ambientalista Annie Leonard, o documentário questiona sobre quantos planetas os humanos precisarão para manterem seus hábitos de consumo e trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo.

Disponível no Youtube