Aprenda a fazer o diagnóstico das suas finanças

A análise é o caminho para o sucesso financeiro

Por diagnóstico define-se uma série de recursos utilizados para determinar a causa de situações específicas.

Ao visitar o médico, você relata sintomas para que, com exames e experiência clínica, ele decida seu diagnóstico, certo?

Nas finanças, o processo não é diferente: para que se defina a causa dos vazamentos e descontroles é preciso, primeiramente, que a situação financeira seja analisada profundamente.

 O diagnóstico financeiro pode identificar as falhas da gestão financeira pessoal e empresarial.

 Seja qual for a aplicação do diagnóstico financeiro, pontos serão esclarecidos na organização de pagamentos, em condutas que evitam erros de consumo e na manutenção adequada para assegurar a qualidade financeira.

Descubra como fazer o seu diagnóstico financeiro a seguir:

Conheça seus rendimentos

O clássico erro de acreditar que se ganha o salário bruto ao invés do líquido deve ser resolvido logo no início do processo. O maior erro financeiro que se pode cometer é não saber quanto se ganha exatamente.

Reúna contracheques e extratos e faça uma avaliação da sua renda nos últimos doze meses, levando em consideração mudanças de trabalho, formas de contratação, benefícios sazonais e etc. Assim, você pode, inclusive, ter uma estimativa para os próximos doze meses.

Saiba quanto você gasta com as despesas obrigatórias

Neste campo devem constar as despesas que absolutamente não podem faltar: moradia, alimentação, energia elétrica, água, planos de saúde e seguros.

Ao definir um padrão, você alcança um valor aproximado para estas despesas e não se perde em pagamentos.

Enumere as outras despesas

Gastos variados devem fazer parte da sua planilha de gastos para constar na avaliação completa na hora de fazer o diagnóstico financeiro.

Identifique quanto custa seu ritmo de consumo

Afinal, uma das maiores funções do diagnóstico financeiro é evitar vazamentos. Conheça as despesas que parecem pequenas demais para serem consideradas e repense condutas que desperdiçam seu dinheiro: caminhe mais, ingira menos álcool, compre menos utensílios sem utilidade e resguarde épocas específicas do ano para roupas e produtos de beleza.

Avalie todas as suas despesas e o custo de manutenção de cada uma.

Acompanhe o resultado final

Acompanhar o resultado do diagnóstico financeiro significa comprometer-se com todo o seu planejamento. É através dele que você traçará estratégias e tomará decisões mais assertivas conforme suas necessidades.

Tags: análise sucesso financeiro

Veja mais