O que se sabe até agora sobre a Covid-19 em gestantes?

Brasil é o país com maior letalidade entre gestantes infectadas

O coronavírus é uma doença potencialmente letal, que afeta especialmente alguns grupos específicos, como idosos, portadores de comorbidade e grávidas.

Um estudo publicado no periódico científico Mayo Clinic Proceedings mostrou que gestantes apresentaram um risco maior de morte ligada à infecção.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas revisaram cerca de 23 artigos de língua inglesa publicados entre os dias 1º de janeiro e 22 de abril, que consideraram o estado de 185 pacientes.

O estudo concluiu que são necessários protocolos especiais de tratamento para as grávidas, por conta das mudanças no metabolismo e no sistema cardiovascular.

Durante a gravidez, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) tem sua produção aumentada e, por meio do seu receptor, o vírus entra no organismo. Isso torna as gestantes mais vulneráveis.

Além disso, nesse estado, o sistema imunológico da mulher se torna mais frágil porque também assume a função de proteger o bebê.

Constatou-se que existia também um alto risco de problemas ligados ao feto como pré-eclâmpsia e parto prematuro. Também foi verificada um grande número de cesáreas entre as infectadas.

Tags: covid gestantes saúde

Veja mais