Contas de consumo devem ser revisadas mensalmente

Mesmo quem opta pelo débito em conta, deve acompanhar as variações do nível de consumo

Colocar as contas de água e luz em débito automático é prático e seguro: evita esquecimentos, atrasos e, consequentemente, multas e até a suspensão do serviço. Mas não é porque as contas estão em débito que elas devem ser esquecidas na gaveta. É importante conferi-las mensalmente, para checar se o banco fez o pagamento corretamente e, também, para acompanhar a variação de consumo e valores entre um mês e outro. Veja o que deve ser observado em cada conta:

Na conta de água
O educador financeiro Pedro Braggio destaca que é importante saber o valor médio de consumo mensal. Se, eventualmente, você perceber que o valor gasto no mês é superior à média, busque saber o motivo do aumento. “Variações na conta podem ajudá-lo a detectar pequenos vazamentos”, exemplifica. Ele diz que, em geral, as pessoas não se importam com pequenas variações de preço. Mas são esses poucos reais que, somados, podem desequilibrar o orçamento – ou garantir uma pizza extra no final do mês. “Pequenos valores, somados, transformam-se em um montante que poderia ser usado para aproveitar no lazer. Isso pode ser usado como motivação na hora de economizar”, diz ele.

Braggio destaca que, além de olhar o valor da conta, o consumidor deve ficar atento ao consumo, que vem escrito em metros cúbicos (m³). “O valor pequeno da conta pode não causar tanto impacto. Mas ter a noção de quanto se gastou é importante para desenvolver o hábito do consumo consciente e criar metas de economia para a família”, defende o educador.

*Os conteúdos deste portal têm caráter informativo e são produzidos pela empresa Engrenagem Virtual; não refletem necessariamente uma recomendação da Entidade.

Tags: débito organização

Veja mais