Com a crise do novo coronavírus a solução permanece sendo o isolamento social, isso significa que é necessário ficar em casa. No caso do trabalho, as empresas precisam analisar se é viável que os funcionários trabalhem remotamente, se for, é necessário oferecer condições para que isso seja realizado da melhor maneira possível.
Quando se fala em home office, deve-se primeiro pensar na estrutura. O que você precisa para trabalhar? O mais básico seria um computador com os programas que você costuma utilizar e uma internet rápida. Neste caso, a empresa deve ser responsável por oferecer esses equipamentos.
O ambiente é outra parte importante do home office. Escolha um local de pouca movimentação, em época de isolamento social é provável que tenha outras pessoas na sua casa e isso pode atrapalhar seu desempenho. O ideal é que esse lugar também seja arejado e com uma iluminação adequada.
Trabalhar no sofá ou na cama não é recomendado, tenha uma cadeira confortável e se puder, use um suporte ergonômico para que o notebook fique alinhado na altura da sua cabeça. Um apoio no teclado e no mouse para descansar o pulso também torna o trabalho mais agradável.
Com a estrutura física pronta, é primordial manter a comunicação com a equipe de trabalho. Para isso, existem aplicativos de chamadas de vídeo e conversas, como Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp, que são aliados no desenvolvimento desse novo tipo de relacionamento. Se você for utilizar algum deles para uma reunião, por exemplo, acesse um pouco antes do horário marcado e teste para ver se a imagem e o som estão funcionam.
Em se tratando de reuniões, é o momento de ser mais organizado ainda. Conte com uma agenda para anotar o horário delas, o atraso pode atrapalhar as atividades das outras pessoas envolvidas.
Outra dica de organização é sinalizar os gestores e colegas dos seus horários, por exemplo, se você iniciou o trabalho às 9h, envie um e-mail ou uma mensagem de aviso, se possível, sinalizando também quais atividades você realizará. Faça o mesmo com as pausas de almoço, lanche e na hora de finalizar o expediente.
Não esqueça que o home office é uma nova forma de trabalho, sendo assim, exige rotina. Mesmo em casa, acorde com antecedência, tire o pijama e tome banho. Não é necessário colocar um terno ou um salto, contudo, lembre-se das videoconferências, que podem acontecer quando você não estiver preparado.
Você já deve ter ouvido relatos ou passou pela situação de se cobrar mais durante o home office, o que pode desencadear alguns problemas como ansiedade. Não é necessário trabalhar o dobro e ficar sobrecarregado. Organize seu tempo, trabalhe com metas e estabeleça pausas estratégicas. Se no escritório você toma um chá ou café com o colega, mantenha o hábito. Pause também para alongar o corpo.
Qualquer mudança pode parecer difícil no começo, mas com paciência e disciplina é possível acostumar com essa nova organização e ainda ser produtivo.